Notícias

  • 13/10/2021

Três em cada quatro restaurantes seguem operando com quadro reduzido de funcionários



Três em cada quatro restaurantes seguem operando com quadro reduzido de funcionários

De acordo com informações da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 72% dos restaurantes brasileiros estão operando com quadro de colaboradores bem mais restrito em comparação ao time que possuíam antes da pandemia.

Ou seja, esse cenário é a nova realidade no caso de  três em cada quatro estabelecimentos do setor entrevistados, sendo que as capitais São Paulo e Rio de Janeiro foram as que mais tiveram demissões no setor até abril de 2021.

Novas contratações, no entanto, estão no horizonte para 31% destes comércios, que gostariam de expandir seu quadro dentro de três meses. Os dados ainda não são muito animadores em um plano geral, já que 58% disseram que ainda devem ajustar o quadro de empregados, sendo que 27% desse número ainda pretendem demitir funcionários.

Desafios na busca de mão de obra

Para os empregadores que estão com vagas abertas, um a cada cinco entrevistados relatou dificuldade em encontrar mão de obra para cargos mais qualificados, como gerentes e chefs de cozinha, e logo na sequência registraram o desafio em encontrar especialistas de restaurantes segmentados, como de comida japonesa.

O faturamento também reflete neste momento de reavaliações de equipes e novas contratações, já que somente 53% dos entrevistados relataram ter um aumento na renda em comparação a agosto de 2020 e 35% ainda estão trabalhando com prejuízo.

Fonte: Contábeis



Notícias Contábeis

Fique informado com nossas notícias